TPM: Como passar pelo ciclo menstrual de forma saudável e tranquila

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   Muitas meninas tem problemas com as dores no período menstrual, enquanto que algumas passam todo o ciclo tranquilamente sem dores e sem variação hormonal. Acontece que isso varia de corpo para corpo; cada mulher sente a sua própria intensidade. Uma maneira de lidar com o período menstrual de forma saudável é entendê-lo melhor. Para entender o seu próprio corpo e o funcionamento dele você precisa entender o que é, afinal de contas, vamos passar muitos anos lidando com esse ciclo.

     A "TPM" como é conhecida, cujo significado da sigla é "Tensão Pré- Menstrual", é a alteração de hormônios na iniciação do período menstrual. É justamente ela quem causa a alteração de humor e traz consigo as dores como o desconforto abdominal, cólicas, inchaço, dores nas costas, olheiras, ansiedade e insônia e outros. As dores podem ser sentidas com maior ou menor intensidade como podem pausar depois do primeiro dia do período menstrual ou continuar no decorrer dos dias.

   Para muitas mulheres, todo mês é um sofrimento que não tem fim, acontece que não precisa ser assim; conviver e entender nosso corpo e o nosso ciclo menstrual reduz bastante essas dores, entendendo como são causadas, quando essas dores tem maior intensidade e menor intensidade e etc. Isso só é possível quando nós conhecemos nosso próprio corpo.

   Trouxe dicar incríveis de como amenizar essas dores, mas vale lembrar que se a dor for extrema é preciso e importante consultar um(a) médico(a) ginecologista.
   
CHÁS PODEM TRAZER CONFORTO

Principalmente em períodos frios (outono e inverno) —, ingerir líquido é muito necessário nesse período, ele é filtrado pelo corpo e ajuda no ciclo e temperatura corporal, por isso, ingerindo líquido mantemos nosso corpo trabalhando e tiramos as impurezas do nosso organismo (produtos industrializados, gordurosos e etc.). Isso também evita que tenhamos problemas com infecção de urina, que é um incômodo!

 BOA HIGIENIZAÇÃO, TROCA DE MÉTODOS DE COLETA...

Podem ajudar a evitar odores frequentes (pela absorvição do sangue pelo algodão, por exemplo, no caso dos absorventes comuns) e evita também a proliferação de bactérias que podem causar problemas mais sérios durante ou depois do ciclo (infecção de urina, candida e etc.)!

 DORES NAS COSTAS, DORES NA CABEÇA, INCHAÇO, MAU HUMOR...

O seu corpo está em um processo de limpeza e com esse processo surgem algumas pequenas alterações, para evitar que todos esses pequenos problemas sejam frequentes e tragam desgaste emocional e físico é importante que a mulher fique atenta aos sintomas e passe sempre em um médico(a) ginecologista especializado caso essas dores e alterações emocionais ou físicas forem prejudiciais para você (não poder trabalhar, não conseguir dormir, não conseguir usar sapatos no caso de inchaços e etc.). 

É muito favorável praticar exercícios físicos (correr, bicicleta, abdominais e etc.), podendo também optar pelo Yoga, lutas, meditação e outros métodos que deixem o corpo ocupado e dê saúde física, é comprovado que exercícios físicos podem trazer melhorias e barrar dores nas costas, a dor de cabeça e etc.

 REMÉDIOS NATURAIS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

É importante trazer nutrientes ao seu corpo para evitar dores, e para evitar medicamentos nada melhor que trocar o remédio de farmácia pela semente de laranja! Procure substituir e verá a diferença! Trocar a comida exagerada e gordurosa por coisas mais leves e saudáveis pode ajudar muito durante os dias do ciclo!

 BEBER MUITO LÍQUIDO AJUDA MUITO!

É muito importante beber bastante líquido não somente durante o ciclo menstrual, mas optar por esse hábito saudável dará a você uma mulher desenvoltura durante o período. A água, por exemplo, ajuda nosso sangue, ajuda nossos rins... Fazem cessar os inchaços... Alguns chás, sucos ou vitaminas podem ser úteis...

 SE O CHEIRO QUE INCOMODA...

Existem atualmente muitos outros métodos para a coleta do sangue menstrual que não o absorvente comum! Como os coletores menstruais — chamados comumente de "copinho" —, para quem tem problema com vazamentos noturno ou para quem quer se conhecer melhor. 

O coletor, por ser de silicone cirúrgico não deixa o sangue menstrual pegar cheiro, além de prevenir contra bactéricas que podem proliferar no algodão do absorvente comum. Confira mais a respeito do coletor aqui.

 CÓLICAS, DESCONFORTO E DORES NAS COSTAS

A melhor maneira de diminuir o desconforto abdominal bem como a cólica é uma bolsa de água morna, banho com água quente e se possível um pouco de descanso! Além de chás calmantes que podem ajudar no relaxamento muscular e de doces como o chocolate que libera hormônios que podem aliviar as dores e desconfortos.

   Ainda tem dúvidas? Deixe comentário, sugestão ou crítica em comentários! Beijoooo!

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