Tipos de Cabelo e curvaturas

07:13


   Cada cabelo é classificado em um grupo dentre esses quatro: liso, ondulado, cacheado e crespo. Essa classificação da diversidade capilar aponta para o tipo de cabelo você possui, para que você consiga usar produtos específicos para as necessidades dele, já que cada tipo de cabelo apresenta uma estrutura bastante significativa. 

    Dentro desses grupos existem três características que determinam o tipo do seu cabelo, começando do liso para para o crespo, conforme a curvadura se torna maior.
  • LISO: A curvatura do liso é nula, ele não possui nenhum fio que o leve a uma curvatura significativa, por isso nem sempre são apresentados o liso 1B e liso 1C nas tabelas, já que não apresentam nenhuma alteração do 1A. Os fios são soltos e por isso não possuem forma. Geralmente é mais fácil de controlar o frizz; não possui volume e os fios são mais finos, é liso da raiz as pontas.
  • ONDULADO: A curvatura já aparece nesse tipo de cabelo, pois nasce liso e inicia-se uma curvatura pelo comprimento dos fios que são leves, por isso eles dificilmente possuem uma forma como os cacheados. Assim como os lisos ele possui fios mais finos e mais controláveis, o frizz já é maior e o volume também, é bastante difícil modelar e possuir formas mais exatas. São caracterizados em 2A, 2B e 2C, pois a curvatura pode começar próximo a raiz (entre quatro a cinco dedos da raiz) e continuar pelo comprimento, quanto mais próximo do liso mais se aproxima do tipo 1, quanto mais próximo do cacheado, mais próximo do tipo 3.
  • CACHEADO/ENROLADO: O cacheado geralmente possui bastante frizz e bastante volume porque os cachos já começam a aparecer próximo a um dedo depois raiz e está por todo o comprimento do cabelo, não ficando preso a cabeça. O fio, ao contrário do crespo não se comprimem e por isso podem ou não ser definidos (possuir formas exatas). Os fios podem ser mais finos ou mais grossos dependendo do tipo da ondulação. São o tipo 3A, 3B e 3C. 
  • ENCARACOLADO/CRESPO: O cabelo crespo se caracteriza pelo encrespar do cabelo, ele possui bastante frizz e volume; os cachos já vem desde a raiz e descem pelo comprimento, e os cachos possuem fios mais comprimidos, possuindo formas muito mais exatas. São os tipos 4A, 4B e 4C, mais fáceis de modelar, são mais fáceis de controlar do que os outros, por conta dos fios mais comprimidos eles marcam mais facilmente. Assim como o Cacheado, é chamado de "encaracolado" ou "enrolado", pois por conta da ondulação suas formas se parecem com "caracóis" ou "molas".
 

   É preciso, antes de mais nada, estar livre de qualquer tipo de química que possa alterar a estrutura do cabelo, como os relaxamentos e os alisantes. Já livre das químicas fica mais fácil identificar como seu cabelo nasce e como ele se forma naturalmente sem a química; analisa-se um dedo da raiz, se a sua forma já vem da raiz ou se está somente no comprimento dos fios.

   Quanto mais próximo da raiz os cachos, mais próximos dos tipos 3 e 4 ele está, se não houver qualquer mecha enrolada próximo a raiz seu cabelo pode ser do tipo 1 ou 2; se do tipo 1, ele é liso da raiz e continua nessa mesma forma até as pontas, se for do tipo 2, começa liso e formam-se ondulações para baixo da raiz (aproximadamente de quatro a cinco dedos da raiz para mais). É preciso que ele esteja completamente seco para ser analisado!

Foto de fashionfinissima.blogspot.com.br/

Postagens sugeridas

0 Comentários

POSTAGENS POPULARES