Parto natural versus parto cesárea

14:12



  Quadrinhos iguais a este acima estão espalhados pelas redes sociais e faz parte do trabalho da ilustradora Carol Rossetti, ela criou quadrinhos que combatem o machismo que é reproduzido  as vezes por mulheres também. E o tema que escolhi abordar com vocês hoje, é bastante polêmico: o parto normal versus parto cesárea. Na faculdade, tive contato com a matéria de desenvolvimento, onde estudávamos o "parto e o puerpério", o que eu quero dizer com isso é que após estudar de fato o desenvolvimento da criança, embrião ou feto (como vocês quiserem nomear) constatei que o melhor não apenas para a criança, mas para a mãe o melhor é o parto normal humanizado.

  A questão é que alguns médicos não pensam no que é melhor para a grávida ou para criança e sim no seu orçamento, afinal todos sabemos que na cesárea o médico ganha mais e por isso ele indica, mas a questão não é o dinheiro, a questão é que você programa dia, hora, etc para uma coisa que deveria ser natural e acaba-se tornando o oposto, sem contar na violência que algumas mulheres estão sujeitas a passar. Infelizmente o parto humanizado é pouco praticado, mas tudo isso porque não existe debate em torno desse tema. Alias agora eu vejo muitas mulheres debatendo e buscando outras opções de parto. Compartilho então com vocês dois links o primeiro do Parto humanizado da Luísa e o segundo de um Parto cesárea.

   O intuito é fazer com que o leitor possa ver as diferenças de um e de outro. É claro que existem casos em que a mulher não pode ter o filho de forma natural e precisa então marcar uma cesárea, e é óbvio que este procedimento salvou muitas vidas, porém ele deveria ser a última opção e não a primeira. A conscientização deve vir da área da saúde, mas não, os médicos promovem a cesárea, claro que não devemos generalizar, sabemos que existem médicos que incentivam seus pacientes e tenta-os conscientizar, mas esses são a minoria.

   É preciso falar dos benefícios de ter um filho por parto normal e não apenas impor também afinal a mulher tem o direito de escolha e ela não deve ser julgada como boa ou má independente da sua decisão, e quais os malefícios de ter um filho por cesárea, e me perguntam, mas tem maleficio? - Sim, tem e muitos! - Que possamos propagar as mulheres os benefícios do parto natural, e deixar a "natureza" agir e ficando apenas de observadores.

  Deixo também a vocês pequenos relatos de mulheres que sofreram violência na hora do parto e exibem na pele AQUI, essa é apenas mais uma das violências em que a mulher é exposta. Sim até na hora do parto. E esse cenário tem que mudar. 

                                          

Postagens sugeridas

0 Comentários

POSTAGENS POPULARES