A PRATELEIRA CAPSULA E O CONSUMO CONSCIENTE

12:07

Fonte imagem: Google



Oi pessoal!
Hoje estou muito feliz, pois vou falar com vocês sobre um “experimento” muito bacana que tenho feito, e que tem dado muito certo: minha prateleira capsula!

É assim: há algum tempo atrás comecei a acompanhar uma Youtuber bem bacaninha, a Linda Kramer, e em Fevereiro ela fez um vídeo falando sobre o uso consciente das maquiagens dela, afinal, ela tem muuuiiitttaaasss, e estava percebendo que algumas não estavam sendo tão bem usadas quanto outras, e resolveu colocar em prática um método bem bacana. Consiste em separar algumas poucas maquiagens para determinado período, e usar apenas elas. Depois você troca, vai revezando os produtos a cada período. Ela deu a esta ideia o nome de PENTEADEIRA CAPSULA (caso queiram conferir a explicação dela, clique aqui e assista ao vídeo).

Achei tão bacana esta ideia, que resolvi fazer também. Lógico que tenho muito menos maquiagens do que ela, mas posso dizer que tenho uma quantidade razoável, e estava tendo o mesmo problema de usar muito uns e outros ficarem mais esquecidos.

Não tenho uma penteadeira (seria meu sonho?!), meu quarto é pequeno, então coloco minhas maquiagens em uma prateleira, ao lado do meu espelho. Outro problema que eu estava enfrentando além da questão da utilização dos produtos, é que as coisas estavam amontoadas na prateleira, de modo que era bem comum eu pegar um batom que estava mais atrás e derrubar todos os outros, o que, convenhamos, não é nada legal, especialmente de manhã cedo quando está se arrumando para trabalhar. Então, comprei na Armarinhos Fernando uma cestinha linda, toda delicada e com tampinha, coloquei tudo lá dentro e decidi testar o método. Optei por fazer um rodizio semanal, onde escolho:
3 batons (de tons diferentes – Ex.: Um nude, um escuro, um rosa);
1 máscara de cílios
1base
1pó
1 iluminador
1 blush
1perfume
(Primer e corretivo, no momento eu só tenho um de cada, por isso não tem o que escolher né!).

 
Ok, ainda parece meio bagunçado, mas pode acreditar, a organização melhorou muito!


Estou fazendo este experimento há 10 semanas, e posso dizer que tem sido muito bom, poder pensar nas cores que quero usar ao longo da minha próxima semana, escolher previamente produtos que de certa forma combinem entre sí, e principalmente, refletir sobre o consumo/utilização das minhas maquiagens. As vezes a gente vai comprando tanta coisa, acumula tanta paleta, tantos batons, tantas coisas diferentes (falo por mim mesma, que sinceramente, toda semana quando estou escolhendo o que vou usar, me deparo com batons que nem lembrava mais que tinha), e depois acaba percebendo que no fundo a gente acaba usando quase sempre as mesmas coisas, sempre!

Não pretendo jogar nada do que tenho fora, mas quero usar mais e melhor essas coisas, quero experimentar as possibilidades, combinações, conhecer melhor a minha pele, o meu rosto, o que fica bem em mim e a partir daí fazer escolhas futuras melhores, pois não adianta nada comprar só porque está na moda, se não combina com você. Quero muito repensar meus gastos, investimentos e escolhas.


Ah! E não serve só para make não! Existe também o conceito de ARMÁRIO CAPSULA que segue a mesma linha, e é bacana também pelos mesmos motivos. Tenho muita vontade de tentar, quem sabe ano que vem, quando não tiver mais faculdade!? Por enquanto vou seguir com minha prateleira capsula que tem me feito muito felizinha, depois volto para contar mais para vocês, conforme for evoluindo nesse negócio (rsrsrsrs).

Postagens sugeridas

2 Comentários

  1. Essa ideia da penteadeira cápsula é ótima, acho que de nada vale comprar um mooonte de coisa sendo que a gente não vai conseguir usar até vencer, né? Assim a gente vê melhor o que tem e pensa mais na hora de comprar. Eu tive tipo um BOOM de compras de maquiagem, tipo aloka mesmo, agora meio que me choquei com o que tenho e so quero comprar o que acabar pra repor, pra assim usar melhor todo o resto :)

    Bom fim de semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, saudades...! E é isso mesmo que você comentou que se passou na minha cabeça, e agora também estou freando um pouco essa coisa de comprar, comprar e comprar. Tem dado certo. Beijos! ;*

      Excluir

POSTAGENS POPULARES

FACEBOOK

Subscribe