PARTE 2 - LIVROS INTERATIVO

06:38




   Olá!

Vamos continuar nosso papo sobre livros interativos.
Na semana passada falei pra vocês o quanto gosto desse tipo de livro, e mostrei alguns dos que tenho. Hoje é dia de falar mais um pouco, e mostrar a segunda parte desta minha coleção.


UMA PERGUNTA POR DIA:
"Todos os dias criamos uma imensa quantidade de registros em celulares, redes sociais e aplicativos. No entanto, quase nunca temos o hábito de retornar a eles. Às vezes podem parecer só besteiras, mas quantos desses relatos não mostrariam nosso crescimento e nossas mudanças em todos esses anos? Uma pergunta por dia convida você a registrar suas respostas a uma variedade de questões, das mais simples às mais complicadas, como “Para onde você quer fazer sua próxima viagem?” ou “Escreva a primeira linha da sua autobiografia”. Em cada página há espaço para cinco respostas, uma por ano, ao longo de cinco anos. Com o passar do tempo, quando voltar a um dia já anotado, o dono do diário encontrará seus pensamentos anteriores, num exercício divertido e construtivo de recordar e refletir. Depois das primeiras páginas fica impossível parar, e as possibilidades são infinitas: comece agora mesmo, não importa que dia é hoje; responda sozinho, com o melhor amigo ou com um grupo inteiro de amigos; um casal pode registrar junto suas respostas, cada um em seu livro ou num livro só. Respondendo, relendo, guardando para si ou compartilhando, a brincadeira funciona como uma verdadeira cápsula do tempo – termine um ano, inicie outro e redescubra a cada página um novo eu."

   Hoje começo pelo meu “livro de cabeceira” – literalmente. “Uma pergunta por dia” é o livro que eu preencho todos os dias antes de dormir, por isso ele já fica na minha cabeceira da cama mesmo.

Este livro funciona assim: Para cada dia do ano ele tem uma pergunta, coisas curtinhas mesmo, mas que te levam a fazer uma pequena reflexão para poder responder. Cada página / cada pergunta tem espaço para ser respondida por 05 anos, então além de fazer sua mini reflexão ao responder, você também pode acompanhar sua mudança (ou não) de resposta ao longo dos cinco anos.

Este livro é versão de um livro em inglês (Q&A a day), e é bacana também porque eles tem outros tipos do mesmo livro, como o Our Q&A a Day (mesma ideia, porém para ser respondida em casal durante 3 anos), e o Q&A a Day for Moms (voltado para mamães), estes infelizmente não tem versões em português ainda, e não vendem aqui (mas na Amazon tem pra vender). Comecei a preencher este livro em Março deste ano (porque foi quando consegui comprar, e não queria esperar pelo próximo inicio de ano para iniciar), mas gostaria de ter deixado ele mais bonitinho, iniciando junto com o começo do ano... Queria também ter começado ele quando iniciei a faculdade (que dura no total 5 anos). Seria muito bom ver assim, no papel o quanto mudei em relação a alguns assuntos, e deixar isso registrado. De qualquer forma está valendo, a vida não é assim quadradinha mesmo, não é!? Então deixa como está. O bom é que este eu preencho todas as noites, religiosamente.

Vai por mim, este livro é mesmo muito legal!

DIÁRIO DAS EMOÇÕES:
“O que você está sentindo agora? Essa parece uma pergunta fácil de ser respondida, mas, na verdade, não é. Durante toda a nossa vida nos ensinaram a pensar, andar, a decidir...mas nunca nos ensinaram a sentir!
Diário das Emoções serve exatamente para isso. Para que você aprenda a sentir, a identificar suas emoções e a expressá-las de maneira lúdica, prática e divertida.
Com a ajuda de uma série de atividades, você poderá dar asas à sua criatividade e canalizar suas emoções, aumentando a sensação de bem-estar e se conhecendo melhor. Mas não se preocupe, aqui você não precisa ser um artista nem mesmo saber desenhar. Você só precisa de um lápis ou uma caneta e vontade de experimentar coisas novas.”

Se mais alguém aqui faz Psicologia, vai logo entender qual a pegada desse livro: A autora, Anna Llenas é formada em psicologia analítica, com mestrado em arteterapia e psicologia pela arte. Ou seja, o livro tem todo esse toque terapêutico e de cuidar das emoções.

Basicamente este é um livro dividido em 5 tipos de emoção (Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Calma), além de no final ter um capítulo com páginas para você escrever como se saiu, conclusões, exercícios preferidos, etc. Então, para utilizar este diário você deve primeiramente identificar a emoção que está sentindo no momento (no livro eles dão dicas de como fazer isso), vai até a parte do livro que aborda esta emoção, e faz um exercício á sua escolha.

O objetivo do livro é perceber o que acontece em seu interior e expressar tudo isso de maneira única, livre e pessoal. Ponto para o autoconhecimento! O livro é legal e já está bem preenchido (o engraçado é que eu noto que tenho preenchido mais exercícios de uma determinada emoção, o que diz muito sobre mim, ou sobre o que tenho vivido), senti que fazer esses exercícios me ajudaram bastante em momentos específicos de minha vida, e sempre que sinto uma emoção mais intensamente eu recorro a ele. É uma forma de colocar pra fora ainda que mais interiorizada (pois só quem eu quiser poderá ler o livro)..

Apenas devo dizer que, para mim, como ponto negativo conta o fato de que os exercícios não são assim, grandes coisas. Na maioria das vezes o leitor é convidado a completar desenhos ou inventar histórias para eles, nada muito... Óhhh...Rsrsrsr! E tem outra coisa que para mim conta muito: As imagens e ilustrações do livro não são bonitas. Parecem rabiscos de criança... Eu acho até meio feio, pra ser sincera rsrsrsrs. Mas ok, tirando isso o livro em si é muito legal e mais voltado para este lado terapêutico da arte, ajudando as pessoas a reconhecer e lidar com suas emoções. É como a Anna diz: “Durante toda a nossa vida nos ensinaram a pensar, a andar, a decidir… mas nunca nos ensinaram a sentir!”. Tenho certeza de que neste ponto ele ajuda sim.


LETTERS TO MY FUTURE SELF
“Write Now. Read Later. Treasure Forever.”

   Gente, eu quis tanto esse livro… Nossa, como eu quis! Desde a primeira vez em que ouvi falar dele eu fiquei muito curiosa sobre a proposta do livro, que nada mais é do que escrever cartas para o “você do futuro”.

   Então é assim: O livro tem 12 papéis de carta com temas para você escrever para si mesmo. Você escreve, cola um adesivo para fechar a cartinha (os adesivos também fazem parte do livro), e coloca a data que escreveu, e a data em que a carta deverá ser aberta por você mesmo.

   Por se tratarem de doze cartas, é possível escrever uma por mês durante um ano todo. Este é mais um livro que eu consegui comprar totalmente fora de época, então escrevi até o momento uma única carta. Ainda não sei a partir do ano que vem irei escrever uma carta por mês, ou se escreverei apenas quando tiver algo para dizer a respeito de um dos temas, sem seguir uma sequencia. Ainda estou pensando…

   Os 12 temas das cartas são: Essas são minhas raízes \ Onde eu quero ir \ Todas as coisas que eu gostaria de tentar um dia \ Este é o “porque eu vivo” \ Foi um dia extraordinário… \ Eu prometo a mim mesma… \ Não há lugar como o lar \ Uma conversa estimulante para a futura eu \ Esta é uma carta sobre meu amor \ Eu nunca quero esquecer isso \ (O livro finaliza com dois papéis de carta sem tema - para você escrever sobre o que quiser). Ou seja, como deu para perceber, são temas bem inspiradores para se escrever para si mesmo.

   Só que tem um detalhe muito importante, na verdade dois: 1 - O livro não é vendido diretamente no Brasil. Quando fui comprar tentei de várias formas, mas não encontrei onde vendesse, por isso tive que comprar pela Amazon. 2 - O livro é todinho em inglês! Mas olha, se você ficou a fim e resolveu que quer compra-lo, não faça disso um impeditivo, são poucas frases e é bem facinho de se entender. Ainda assim, se você não fala inglês, basta usar o Google Tradutor.

   Súper indico este livro, tanto porque acredito muito nos beneficios da escrita terapeutica, para mim funciona muito bem, e também porque o livro funciona como uma capsula do tempo - de você para si mesmo, e para mim isso é gostoso, é instigante, enfim, eu amo!


GAVETA DE BOLSO
   “Caderno de anotações genéricas para quem tem pânico de página em branco. Diário de gravidez para não grávidas. Sonhário para não hippies.
   Uma forma moderna e eficiente de engavetar suas ideias logo que elas surgem, coletando da fonte.    Com a frustração a gente trabalha depois. Lentamente.”

   Outro livro gostosinho de se ter por perto, especialmente porque, como a descrição do livro sugere, a proposta deste é que seja um livro interativo com alguns desenhos, atividades e textinhos para te distrair enquanto fala ao telefone, espera o amigo que não chega, economiza a bateria do celular, aguarda o chefe parar de surtar, o cachorro acabar de ser tosado ou a serenidade voltar a habitar o seu corpo.

   A autora dessa lindeza é a Juliana Cunha, do Já matei por menos. Eu gosto bastante das atividades propostas, pois geralmente elas vem com uma historinha e uma ilustração maravilhosa. Aliás, o livro todo é assim, repleto de maravilhosas ilustrações em aquarela.

   Para mim ele cumpre bem a função a que se propõe.
   E é isso meus amores, espero que tenham gostado, porque para mim foi muito divertido falar uma pouco sobre esse tema que gosto tanto que são os livros, e poder mostrar para vocês essa minha pequena coleção. Dentre meus projetos para 2017 está comprar (ou ganhar de presente hehehe) outros livros interativos, e principalmente preencher esses que já tenho, pois como deu para perceber aqui nas resenhas, amo muito todos eles, e preciso honra-los, não é mesmo!?

   Até a próxima e me digam aqui nos comentários qual desses livros mais despertou sua curiosidade, quais você já conhecia, enfim, vamos conversar mais sobre isso! :D

Postagens sugeridas

12 Comentários

  1. o unico livro dessa lista que não quero é o primeiro o resto quero todos rsrs

    Com carinho, Renata Prado | Entre Zombies e Unicórnios |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Renata!? Pois esse é um dos meus preferidos! Kkkk Mas é assim mesmo, sempre tem aquele que a gente se identifica um pouco mais ou um pouco menos ;)

      Excluir
  2. Eu gostei muito do "uma pergunta por dia", dá pra interagir, achei bem interessante e se parece com um diário! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem essa a ideia mesmo, pra você ir se acompanhando dia a dia. Como eu gosto de ficar lendo depois as coisas que eu escrevo, então ele me atrai muito, pois durante 5 anos vou poder ficar relembrando as coisas que escrevi lá atrás! <3

      Excluir
  3. Geeeeente eu ameeeei! Nem sabia que existiam tantos tipos de livros interativos =O quero muito o das cartas. Mas também quero o da pergunta por dia. E o das emoções. E TODOS! hahaha São muito a minha cara, adoro escrever e falar de mim ahhahaha amei amei <3
    Beijosss!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu AMO livros interativos! Por enquanto o único que tenho é aquele "O Livro do Bem: Coisas para Você Fazer e Deixar" e ele é bem alto astral, gosto dele. Agora, esses eu não conhecia. Gostei e já anotei na listinha.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é muito legal mesmo, falei dele na parte 01 da resenha, na semana passada. Se ainda não leu, dá uma passadinha ;)

      Excluir
  5. Eu simplesmente AMOOO livros interativos e os de frases e ilustrações. São meu tipo favorito, vou procurar os que não conhecia, um beijo.

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure sim! Tenho certeza de que vai gostar <3

      Excluir
  6. Olá tudo bem?
    Obrigada pela visita.
    Gostei do post muito legais seus livros interativos, esse de uma perdunta
    por dia é muito interesante pois mostra a sua mudança durante 5 anos, a proposta dele
    é muito legal queria muito comprar esse, e outro que eu amei é de cartas pra vc mesma
    muito bacana a ideia.
    Beijos bom final de semana.
    http://bemcandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

POSTAGENS POPULARES

FACEBOOK

Subscribe