Parte 1 - Livros Interativos

04:43


   Oi galerinha!

   Hoje vim falar com vocês sobre livros. Falar sobre livros já é algo que eu gosto pra caramba, e dessa vez vai ser melhor ainda, pois vou falar sobre uma categoria especial de livros, os meus LIVROS INTERATIVOS! Acompanhem comigo ;)

   Livros interativos são esses que, como o nome já sugere, propõe maior interação do leitor com o livro. Geralmente o mais comum é que ao pegar um livro, você vá consumir o que já está pronto lá dentro, lendo a história, se divertindo – claro, mas é isso e pronto (o que para mim já é uma delicia)! Com esses livros interativos, acontece um pouco diferente, pois o leitor é convidado a participar e deixar sua marca no livro e desta forma cada pessoa terá um livro diferente, personalizado. Fico muito feliz de que de uns tempos pra cá esse tipo de livro está se popularizando mais aqui no Brasil, pois acho bem legal, até porque, assim como a moda dos livros de colorir, acredito que esses livros aqui também ajudam a desestressar e especialmente no autoconhecimento.


   Como já deu para perceber, eu amo esse tipo de livro, e vou mostrar pra vocês os que eu tenho aqui:


DESTRUA ESTE DIÁRIO:
"‘Wreck This Journal’ é um livro ilustrado que contém uma perturbadora coleção de tarefas que pedem aos leitores que juntem suas melhores habilidades em erros e bagunças para completar as páginas do livro (ou destruí-las). Através de uma série de criativas e ilustradas tarefas, Keri Smith quer encorajar seus leitores em atos “destrutivos” – deixando buracos em páginas, adicionando fotos e estragando-as, manchando páginas com café, pintando fora das linhas e mais – com o objetivo de experimentar o verdadeiro processo criativo. Através da sensibilidade de Keri, leitores são introduzidos a uma nova maneira de fazer arte, descobrindo maneiras de escapar do medo de páginas em branco e entrando completamente no processo criativo. Pagina oficial https://www.facebook.com/destruaestediario"

   Vou começar pelo mais chatinho (em minha opinião). Este foi o meu primeiro, ganhei de presente (porque eu pedi), pensei que fosse bacana, achei que iria gostar, ia ser legal, mas... Não foi bem assim! Achei esse livro chhaaatttoooo demais...! Sério...! Você basicamente precisa cumprir as atividades de cada página do livro, mas como o nome já sugere, elas são todas voltadas para a destruição do livro. E não sei se sou só eu, mas não tenho vocação pra destruição, gosto de construir, destruir não é comigo. Tentei fazer algumas das atividades, mas não segui muito em frente.

   Daí você me pergunta: “Nossa, mas já não dava pra saber que o livro era mais ou menos assim, já que o próprio nome sugere?” – Sim!, Mas vai entender Né! Não sei explicar o que me deu para querer este livro, deve ter sido a curiosidade, já que a proposta era nova. Ainda assim pretendo depois voltar nele e tentar completar as atividades. Na internet tem muita sugestão bacana (sim, teve gente que gostou desse livro – E melhor: teve gente que conseguiu cumprir as tarefas sem destruir o livro <3).

   Ah! Ele possui três versões com capas diferentes. 


O LIVRO DO BEM
"Este é um livro diferente, porque é sobre alguém muito especial: você. É um espaço para você fazer coisas que vão colocar um sorriso no seu rosto e deixar sua vida mais alegre e feliz. São pequenas e grandes atitudes que vão lembrar você que tudo sempre pode ser melhor e mais divertido se a gente der uma chance, e que cada segundo da vida vale a pena até quando a gente tende a não a acreditar muito. Este é um livro sobre amor, felicidade e alegria de viver. Mas ele só vai acontecer completamente se você topar embarcar nessa loucura fazendo-o seu de verdade. Cada minuto que você dedicar a estas páginas farão com que este livro se torne mais completo e mais seu. Então vem! E fica aqui um convite: fotografe e publique tudo o que você fizer no seu Livro do Bem nas redes sociais com tag #livrodobem. Porque o que é do BEM merece ser compartilhado!"

   Criado pelas amigas Ariane Freitas e Jessica Grecco, da fanpage Indiretas do Bem, este é um livro muito gostosinho. Suas atividades são simples, e propicias para momentos de curtir sua própria companhia. Gosto de fazer as atividades dele em dias que estou sozinha em casa, ou nos momentos que mesmo com gente em casa, mas que queira me interiorizar um pouco mais.

   Ele é dividido em 05 capítulos (ou temas) (Gente que espalha amor por onde passa / Gente que ama o barulhinho da chuva / Gente que relembra os momentos felizes / Gente que sorri até com o coração partido / Gente que ajuda a gente a esquecer os problemas), cada um com atividades voltadas ao tema, e tudo repleto de ilustrações maravilhosas além de ter sugestões de músicas no inicio de cada capítulo, para poder entrar mais ainda no clima.

   Este livro tem volume dois: O livro do bem 2 – Para se aventurar e ver o mundo com outros olhos. Não tenho este segundo volume, mas pelo que entendi, a proposta é justamente executar atividades fora de casa. Não me interessei muito em adquirir este volume 2, mas para quem gosta dessa proposta creio que irá gostar. O primeiro livro eu recomendo com certeza.


UMA PÁGINA DE CADA VEZ
“Pense em alguma coisa que deixa você inseguro e escreva o que é em letras enormes. Use o espaço todo! Olhe bem para o que você escreveu. Agora vire a página. No seu primeiro livro, o artista gráfico americano Adam J. Kurtz usa provocações divertidas como esta para fazer o leitor refletir sobre sua vida ao mesmo tempo em que testa a própria criatividade. Como o título diz, cada página traz uma brincadeira diferente. Pode ser uma pergunta, uma sugestão de desenho ou um pedido para que você crie uma lista de músicas para seu amor verdadeiro ou das melhores fatias de pizza que comeu na vida. O autor também pede para o leitor colar objetos inusitados nas páginas do livro e compartilhar nas redes sociais algumas das anotações feitas nele. Uma maneira espirituosa e lúdica de buscar o autoconhecimento.”

   Ah... esse livro... meu companheirinho das horas de almoço... Costumo fazer as atividades dele quando tenho um tempinho na minha hora de almoço.

   A proposta deste livro é que o leitor vá construindo o livro, uma página de cada vez, são 365 atividades, e nele você deve fazer cada uma num dia, como o próprio título sugere. As atividades são singelas, as ilustrações bem bonitinhas, mas nem por isso ele deixa de ser profundo. Gosto deste livro porque ele apesar de simples, ajuda bastante no autoconhecimento, além de ser um up na criatividade do dia a dia.

   Como o próprio livro diz, ele pode ser um diário, uma lembrança, um calendário, um amigo, ou todas as anteriores – E é você quem decide.
Lúdico, sem deixar de provocar a reflexão. Sem dúvida esse é um queridinho na minha estante de livros interativos.

   Por hoje é só, eu fico por aqui, mas semana que vem prometo que volto pra mostrar para vocês a parte 02 da minha coleção.

   Enquanto isso, aproveite para comentar aqui em baixo se você também tem interesse por esse tipo de livro. Abraços, e até a próxima!

Postagens sugeridas

13 Comentários

  1. Eu tô suuuper de olho nesse Uma página de cada vez. Já botei várias vezes no carrinho do Submarino mas acabei desistindo por causa do frete. Ele parece ser tão legal! É o que mais me chamou atenção desses dessa "moda". Mas como adoro responder perguntinhas e preencher coisinhas, sei que ia amar todos haha
    Beijos!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, acredito que você vá gostar sim. Ele é um livrinho muito legal, amo ele! <3

      Excluir
  2. Eu queria esse "Destrua esse diário" :/ hahahaha, deve ser legal, mas eu ia morrer de dó de fazer qualquer coisa com ele ainda mais se fosse novinho hahaha.
    É muito massa esse tipo de livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, eu fiquei pensando... Esse livro "Destrua este diário" pode ajudar mt gente que tem ansiedade e/ou depressão porque ao invés de se machucar, acaba "descontando" no livro rs, é uma boa indicação.

      Excluir
    2. Pois é, uma das minhas questões com este livro era esta: Destruir um livro novinho! Pra mim não faz sentido KKKK!
      Quanto a ajudar com ansiedade e depressão, sim, é uma ótima. Aliás, para mim todos esses livros ajudam muito nessas questões pois contribuem também para o autoconhecimento.

      Excluir
  3. Oi Stefanie ^^ eu tenho o Destrua Esse Diário, eu não consegui destruir kkkk estou tentando montá-lo mais na criatividade mesmo, mas tô bem de vagar. Quero muito ainda comprar o Uma Página de Cada Vez, deve ser ótimo pra gente se conhecer melhor, pra fazer uma avaliação pessoal. EU gosto dessas propostas de livros interativos, estimula mt e a gente descobre coisas mt bacnas =D adorei o post! beijos beijos!

    Metamorphya • • •

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Bruna, você deve ser igual a mim então Rsrsrsr. Súper indico o "uma página de cada vez", é realmente muito legal. E o mais bacana é começar a preenche-lo no inicio do ano e cumprir a proposta de preencher uma página a cada dia.

      Excluir
  4. Olá tudo bem?
    Obrigada pela visita.
    Gostei do post, eu acho interensate essa proposta de livros interativos
    o destrua esse diaria tbm nao tenho interesse, mas o 2 e 3 livro que vc citou
    pelo que vc descreveu parece ser bem legais, gostaria d ter um desses. Tomara que
    apareça outros livros interativos legais.
    Um grande beijo!!
    http://bemcandy.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz! Por aí mundo afora já temos vários livros interativos, mas pelo que percebo, com o passar do tempo os autores ficarão cada vez mais criativos, percebendo que o povo gosta (eu pelo menos, amo!)

      Excluir
  5. Eu tenho várias versões de livros interativos, mas não completei nenhum hahahaha
    Preciso tomar vergonha na cara =P

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Tenho vários, volta e meia compro um outro, mas completar os que iniciei... Rsrsrsrs

      Excluir
  6. Oi,

    adorei a lista! Eu não sou muito de livros interativos, mas se tivesse que experimentar um, acho que gostaria desse UMA PÁGINA DE CADA VEZ, ele parece bem legal!

    Beijos!
    Participe do sorteio e concorra ao livro Filha da Floresta
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu sou #aloka que tem o "Destrua esse diário" e fico com dó de destruir, hahahaha! O livro do bem também é super fofinho, eu adorei! Adoro esse tipo de livro! :) http://www.thaisetc.com.br/

    ResponderExcluir

POSTAGENS POPULARES

FACEBOOK

Subscribe