DICAS: Infecção urinária e higiene íntima

10:51


   Toda mulher ao longo da vida vai ter ou já teve (milhões de vezes) a tão repugnante infecção de urina. Esse é um problema simples, mas que pode causar muitos outros problemas, por isso, fique de olho na cor da sua urina sempre e mantenha essas dicas que vou dar guardadas a sete chaves para não se esquecer!

   A infecção de urina pode se caracterizar por vários fatores, alguns dos sintomas mais comuns são: dor ou ardência ao urinar, sensação de bexiga cheia (aquela vontade ir ao banheiro toda hora e urinar uma ou duas gotinhas), mal-estar ou desconforto genital (a melhor posição nesse momento é ficar sentada, porque se você levantar a vontade ir no banheiro chega!), ardência e incômodo durante relações sexuais, a cor escura que a urina adquire e o cheiro forte, que podem ser evitados com pequenos cuidados diários.


É IMPORTANTE CONSULTAR UM MÉDICO!
Nesse caso um/a ginecologista pode te auxiliar nos cuidados com a região íntima, indicando e receitando exames de rotina, remédio (banho de assento, produto de higiene, remédios antibióticos para tratamento da infecção e outros) e/ou internação em casos mais graves. Aos primeiro sinais, corra pro médico!


BEBA SEMPRE BASTANTE ÁGUA!
Independentemente do clima, seja inverno ou verão, é importante manter o ciclo do seu corpo funcionando bem. Muitas vezes a infecção se inicia por que não estamos tomando água o suficiente, a infecção nada mais é do que um aviso do seu corpo de que há algo errado!

Para quem não tem esse hábito é importante encontrar um sistema útil para você como por exemplo beber água gelada durante a tarde com algumas folhas como hortelã, hibisco ou pedacinhos de gengibre e rodelas de limão, para que a água tenha sabor e te dê vontade beber (tenha sempre uma garrafinha térmica, caneca ou copo chamativo por perto para se acostumar a tomar água).


CUIDADOS DIÁRIOS COM A HIGIENE DA REGIÃO ÍNTIMA:
É interessante saber que muitas pessoas tem alergia a produtos de higiene e que o sabão pode também provocar infecção se compartilhado! Tenha sempre seu próprio produto, evitando usar sabonetes e toalhas de outras pessoas, sem depender de disponibilidade desses produtos. Se for preciso monte seu próprio kit de higiene íntima de sabonete comum ou sabonete líquido, toalha de banho, gilete ou tesourinha e lenços umedecidos.

Muitas meninas tem optado por lavar somente com água enxaguando bem, o que também pode ser feito, já que muitos produtos podem alterar o PH da vagina e provocar reações diversas. (não são todos os casos!). É extremamente importante limpar direito quando for ao banheiro também, evitando passar o papel detrás para frente, já que o modo correto é da frente para trás (não tendo contato com o ânus, transmitindo bactérias e outros).

EVITAR A PROLIFERAÇÃO DE FUNGOS:
Procure métodos agradáveis, econômicos e fáceis para não deixar que proliferem fungos na região intima! A região íntima é úmida e possui suas próprias bactérias para manter o PH da vagina sempre em ordem, além de evitar problemas como coceira, infecções e outros, os pelos também são a proteção e são essenciais, mesmo assim é preciso sempre estar de olho e aparando porque elas também podem deixar proliferar bactérias e fungos.


CUIDADOS DIÁRIOS PARA NÃO TER INFECÇÃO:
A infecção de urina é um aviso do seu corpo de que existe algo fora do comum, portanto é preciso buscar alternativas para manter e ajudar nesse processo, não esperar os sintomas para se tratar é uma forma de evitar uma infecção, exames de rotina e alguns cuidados diários simples podem ajudar nisso!
  • Beber sempre água!
  • Cuidado com o local e produtos que usar!
  • Manter um sistema único e útil de higiene básica.
  • Procurar soluções úteis para evitar proliferação de fungos.
  • Limpar e lavar bem sempre que possível.
  • Lavar bem as mãos ao manusear produtos e papel higiênico.
  • Pelo menos duas ou três vezes ao mês fazer banho de assento.
  • Beba chás: barbatimão, hibisco, camomila e outros.
  • Coma frutas que possuam bastante líquido: melancia, por exemplo.

ATENÇÃO A COR DA URINA:


TRANSPARENTE
Pode estar bebendo água em excesso, sem necessidade.



AMARELO CLARO
A urina em amarelo claro ou palha está normal.


AMARELO ESCURO
Está normal, porém existe maior necessidade de água (Beba mais água)



ÂMBAR/MEL
Está em processo de desidratação, beba água!



EFERVESCENTE OU ESPUMADO
Indica excesso do consumo de proteína ou problema renal, importante procurar auxilio de um médico.

LARANJA
Indica falta de água e/ou pigmentos e corantes na comida, podendo também ser algum problema no fígado ou vesícula, com a persistência dessa tonalidade procure um médico.

AVERMELHADA OU ROSA
Pode ser devido a pigmentos na comida, mas com a persistência pode ser problema no fígado, rim, vesícula, no caso dos homens pode se dar por conta de algum problema na próstata, assim como pode ser indicio de algum tumor ou níveis mais altos de infecções mais sérias (urina com sangue).


CASTANHA OU ESCURA
Processo de desidratação severa ou algum problema mais sério no fígado. Busque imediatamente um médico!

AZULADA/ESVERDEADA 
Pode ser pigmentação de algum alimento, medicação ou infecção bacteriana, se persistir busque ajuda médica.
   Infecções mais graves podem causar dores de cabeça, dores locais como fígado e rins, febre e outros sintomas ainda mais graves, se você tiver algum sintoma mais simples corre pro médico para ver se está tudo ok, melhor prevenir do que remediar, né?! portanto, não perde tempo não!

   Essas dicas mais simples de cuidados diários é uma boa para quem quer prevenir (antes de ter ou quando houver sintomas mais simples citados anteriormente), e também para manter além do tratamento médico que é essencial! ;)

   Espero que tenham curtido as dicas! Tem mais a acrescentar?! Então deixe um comentário ai em baixo, conte suas experiências! <3

Postagens sugeridas

14 Comentários

  1. Minha mãe vive preocupada com a minha urina, porque ela entra no banheiro pra ver e as vezes a minha tá beeeem amarela, daí ela fica reclamando que eu não to bebendo água direito e etc, sendo que eu bebo garrafas de água praticamente o ida inteiro. Mas isso é importante mesmo, tem gente que não gosta de água e bebe suco ao invés de água, não sei como conseguem D: Eu amo água <3 até quando to almoçando e tá todo mundo bebendo refrigerante, eu bebo primeiro meu copo de água e depois pego um de refri, hahaha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thami!!

      Pois é menina, eu as vezes fico com a urina muuito escura, e até o cheiro fica forte sabe?! E eu andei reparando que é sempre que seguro demais, as vezes acordo muuuuito tarde (mesmo, tipo umas 16hrs da tarde), por dormir tarde da noite e quando acordo ela tá assim, pode ser muito tempo segurando...
      Eu tenho tomado muuuuuuito cuidado porque vira e mexe eu tô com dor, principalmente quando o tempo esfria, CUIDADO COM A ESTRANHAAA! kkkkkkkkkkkkkk
      Mas é bom ficar de olho e ir vendo as mudanças, principalmente em relação aos horários, depois de comer ou beber algo e etc, a gente vai conhecendo nosso sistema e vivenciando, aí quando dá uma zica é mais fácil saber o motivo né! hahaha

      Eu amo água gelada, não consigo beber água temperatura ambiente, então sempre coloco um copão do lado do pc com umas rodelas de laranja ou de limão e vou bebendo o dia inteiro, super fresquinha <333

      Essa de beber água e depois o refri é mara! hahaha, eu optei por parar de beber refrigerantes e sucos em pó, então sempre que bate uma sede eu já vou diretão na água, hahahahaha

      Obrigada pela visita!! <33

      Beijoooo!

      Excluir
  2. Arrasou com as dicas.
    Muita mulheres acabam deixando passar algo tão sério e que pode ser observado antes de uma crise.

    Beijos.
    Blog La Rosa Blanca
    FanPage | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re!!

      Pois é, eu já tive dores terríveis de não conseguir ficar sentada e/ou deitada por causa da infecção ter subido e eu não ter sentido nada e deixar pra lá, depois disso NUNCA MAIS!!! Foi um perrengue de ir no médico de madrugada, ficar dias com dores e taca remédio que nooooossa, péssimo! Ai resolvi tomar vergonha na cara e organizar a coisa toda! hahahahaa

      Obrigada pela visita!!! <333

      Beijoo!

      Excluir
  3. Eu já tive 2 vezes qdo era criança, dói d+! Seu post ficou ótimo, nem sabia que o xixi podia ter tts cores assim O_O

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anete!!!

      Nossa, eu tive muito também, mas tem voltado... É terrível, uma das piores sensações!!!
      Você vê?! Tem muita coisa que pode indicar problemas através do nosso xixi, é sempre bom ficar atento as leves e simples mudanças e das diquinhas que o nosso corpo dá!

      Obrigada pela visitaa! <333

      Beijooooo!

      Excluir
  4. Eu nunca tive (milagre!), mas adorei as dicas. Gostei muito dessa listinha com as cores da urina, é bom sempre ficar de olho x) Espero continuar "não-tendo" isso, acho que dei sorte mesmo haha
    Beijos!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel!

      Olha que bom, passa essa boa energia pra mim?! :/ rs
      Ah, se a sua imunidade está boa é realmente favorável pra você, espero que continue assim! *-* haha
      Fico feliz que tenha gostado das dicas, obrigada pela visita! Beijooo! <33

      Excluir
  5. Ótimas dicas, se preocupar com os cuidados intimos tem que ser primórdio na vida de nós mulheres, né?!
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris!

      Pois é, somos muito fortes para muitas coisas e muito sensíveis em outras. Nossa amiguinha é nossa maior fonte de prazer e saúde, tem que cuidar! hahaha

      Fico feliz que tenha curtido as dicas! Obrigada pela visita <33

      beijoo!

      Excluir
  6. Nossa, que post interessante!
    Arrasou, linda!

    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tainá!
      Obrigada pela visita, fico feliz que tenha curtido! <33
      Beijoooo!

      Excluir
  7. Post bem informativo, parabens pela ideia, muita gente não sabe cuidar pra evitar esse tipo de incomodo.

    Beijos

    http://www.docecostume.com.br/

    ResponderExcluir

POSTAGENS POPULARES

FACEBOOK

Subscribe