PARTE I - 6 filmes indicados para quem faz psicologia

13:53



Olá meninx,

 Selecionei de toda a lista de possíveis filmes para indicar aqui no blog, 6 filmes. Deixarei minha opinião sobre aqueles que assisti e que indico para quem estuda psicologia (assim como eu), para quem já é formado e ainda não conhece esses títulos e para quem, mesmo que não faça o curso de psicologia, tem muita curiosidade sobre o que é abordado, pois os filmes transmitem muito bem algumas questões que são abordadas durante o curso e vivenciadas durante o exercício da profissão.

  Espero que gostem das indicações!  ;)


NINFOMANÍACA I

  O filme é incrível e um dos meus preferidos nessa categoria, principalmente porque Lars Von Trier é uma das minhas pessoas preferidas da Terra. O filme nos convida a mergulhar e compreender um lado da personagem muito fora do contexto "racional", por assim dizer, mostrando a vida cotidiana de Joe, vivida por Charlotte Gainsbourg, que é ninfomaníaca e precisa o tempo todo ceder a sua compulsão.  São dois filmes!!

  O filme é contado pela própria personagem, que conta todas as suas experiências  a um estranho que a encontrou na rua e acolheu em sua casa, e dai o filme vai se revelando, existem muitas coisas a serem analisadas como a depressão, auto julgamento e o sentimento de insuficiência da personagem que se revelam essenciais ao filme. Eu gosto muito desse filme, é um dos meus preferidos.

PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN

 Essa filme tem uma abordagem muito interessante e é o meu segundo favorito nessa categoria. É baseado no livro de mesmo nome da autora Lionel Shriver que aborda um relacionamento conturbado entre mãe e filho que é muito bom para refletir sobre algumas teorias dentro da psicologia.

  A mãe de Kevin engravida  meio que "por acidente", não foi planejado e ela leva uma gravidez indesejada até o nascimento do filho, o que tudo leva a crer é que a mãe não tinha vontade ter aquele bebê e que sendo mãe de primeira viagem não sabia como reagir as mudanças físicas, emocionais e até mesmo como se preparar e interagir com um "corpo" estranho que viva dentro dela. Diante dessa questão, tendo vivido bastante recuada e "longe" do filho, tenta aos poucos se aproximar de Kevin, só que não existe uma interação por parte do bebê, levando ela a pensar que talvez ele tenha autismo, não sendo confirmado pelos médicos. Nessa busca insessante por aproximação logo após ter o segundo filho, dessa vez uma menina, já experiente e tendo recebido o segundo filho de uma maneira mais receptiva ela tenta compreender o motivo dos comportamentos de Kevin, e eu não vou dar spoilers, assistam!

  O filme é muito interessante e é preciso focar nessa troca entre mãe e filho que é onde a estória tem o desenrolar, levando você a se questionar sobre muitos aspectos mentais de Kevin e motivos de tudo isso ter acontecido. Parece bastante claro de inicio, mas existem muitas coisas a serem consideradas, então vale a pena assistir porque é muito envolvente, instigante, emocionante e questionador.


TRANSAMÉRICA (pode ter spoiler)

Esse outro já tem uma pegada no estilo do anterior. Nesse caso envolve também o relacionamento de uma mãe com um filho, só que nesse caso entra a questão de gênero que é também um questionamento muito importante e revolucionário, não se trata de uma mulher biológicamente falando, é uma travesti que está lutando para trocar de sexo, e diante dessa decisão, o filho acaba ficando com a mãe, uma vez que o pai se afasta. O filho em busca de um "pai" que era até então inexistente em sua vida, uma vez que crescer sem uma figura paterna, vai em busca da personagem em questão.

   Durante o processo de busca o jovem acaba se deparando com essa mulher (totalmente desconhecida para ele) e acaba se interessando por ela (sexualmente, sim) que é, nesse caso, o pai, porque até então ele não tinha ideia disso. E a personagem se vê obrigada a contar que na realidade é o pai biológico dele e explicar a ele todo o acontecimento. Então tem um julgamento do filho pela decisão do pai em se tornar mulher e ter abandoado a família.

  Esse filme é muito bom! Sério! Tira toda aquela roupa de preconceitos e se envolva diretamente com a estória e com os personagens, é preciso sensibilidade ao ver os três lados: a mãe, o filho e o pai ausente, e o motivo por ele ter sido ausente, além é claro de entender a crítica entorno do preconceito.

MA MÈRE
   Esse é um filme mais chatinho, demorado e que enrola mais, no estilo cult mesmo, então tem que prestar atenção e focar nos acontecimentos e na estória que os personagens contam, é muito interessante e também aborda a relação entre um filho e a mãe que é uma mulher livre e "libertina".
   O filho vivido pelo ator Louis Garrel que tem tentado se encaixar dentro do universo da mãe que foi ausente para ele durante toda a sua infância, levando-o a ter até um certo apetite sexual pela própria mãe, vindo a questionar alguns de seus verdadeiros intuitos, aproximação ou algum tipo de expressão da ausência de uma figura materna, então é muito bom mesmo!
  Esse filme é mais um dos meus preferidos por ser obra de Christophe Honoré (uma das minhas pessoas preferidas na Terra, rs), ele tem uma pegada bem crítica e trabalha muito com o ator francês Louis Garrel (amo? sim e claro), então por acompanhar os trabalhos desse ator eu acabei encontrando filmes muito bons com pegadas críticas muito geniais. Os filmes do Honoré costumam ser muito poéticos, então, já viu né?! Tem que gostar muito... É um filme interessantíssimo para se analisar, vale a pena.

MELANCOLIA

Essa é outra obra de Lars Von Trier que eu não tive paciência de assistir porque ele é muito parado, diferente de Ninfomaníaca e Anticristo. Eu assisti ele todo com muita dificuldade e me deu muito sono porque ele é realmente muito lento, rs.
O filme basicamente aborda a depressão, melancolia e a crise existencial, a personagem principal está em meio ao seu casamento e ela não quer viver aquilo porque ela simplesmente descoriu que não faz sentido para ela, então foi muito bem trabalhada essa questão do existencialismo e é realmente muito incrível a mensagem que o filme quis passar, é genial (suspeita...), mas você precisa realmente se envolver e tomar muito café pra assistir. É claro que o filme é mais lento porque traz nitidamente e o tempo todo o sentimento daquela personagem, então você vê tudo aquilo como se você estivesse vivenciando aquilo tudo ali. Tem alguns acontecimentos catastróficos envolvidos que eu acredito que o intuito foi dar mais dramaticidade pro que aquela personagem sentia ali, então fazendo algumas análises e indo mais a fundo dá pra notar uma interação entre o filme ou a estória e as pessoas que assiste.
 Além desses pontos, é muito interessante porque você se questiona o tempo inteiro sobre a sua própria vida, porque ele traz uma reflexão poderosa sobre essa questão de existência.
Sr Ninguém

Esse filme é uma verdadeira obra de arte! rs (suspeita...). O filme mostra três pontos de vista do personagem Nero, um garoto que teve que escolher entre ir com a mãe ou ficar com o pai durante a separação do casal, então ele vivencia em seu próprio "mundo" diferentes possibilidades. 
O filme dá aquele ar de "Mas o que?", "O que realmente aconteceu e o que é mentira?" e essa é a jogada do filme e é revelado no final essa questão sobre ser obrigado a escolher algo ou ter que fazer uma escolha em um curto espaço de tempo, levando o questionamento: por que não vivenciar um pouco de tudo lentamente, sem perder um detalhe ou vivenciar tudo rápido demais porque não temos todo o tempo do mundo. Fica a questão!
  Esse filme é muito genial, eu assisti umas três ou quatro vezes e é um daqueles filmes que me dá vontade assistir todo dia! Ele é um filme que prende a gente, muito intrigante também. Leva a gente a se questionar sobre nossas escolhas, nossas oportunidade e decisões, é muito massa. Muito, muito bom!
  Existem muitos títulos bons de filmes e documentários que eu gostaria muito de poder listar para vocês também, porém, como a postagem ficaria muito extensa, decidi fazer um "quadro" aqui no blog, portanto toda quarta-feira vou sugerir alguns títulos sobre psicologia, além é claro de outros temas, como feminismo que acredito serem muito bons para reflexão e que não deixam de se enquadrar na proposta inicial do blog! ;)
   Se você conhece algum filme e/ou documentário que já assistiu ou que ouviu falar, deixa aqui nos comentários que eu gostaria muito de poder trocar figurinhas com vocês indicando filmes/documentários e recebendo indicações! Certo?! Espero que gostem das indicações! <3

Postagens sugeridas

8 Comentários

  1. Ooi linda
    adorei as dicas
    seguindo aqui :*
    http://muito-mais-mulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu não faço Psicologia, mas eu simplesmente amo filmes nesse estilo. Dessa lista eu já vi quase todos e o meu favorito é Precisamos falar sobre o Kevin, já vi esse filme algumas vezes e simplesmente adoro!
    Você já assistiu Donnie Darko? Ele tem um pouco de viagem no tempo e etc envolvido, mas o Donnie tem uma mente perturbada bem interessante de observar. Clube da Luta e Anjo Malvado (com os fofinhos do Elijah e do Macaulay) também são dois filmes que eu super indico.

    Beijos~ ♡

    ✮ C'est la Lola ✮

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lola!

      Haha, são bons né?! eu amo filmes assim, mas não necessariamente pelo curso.
      Já vi sim, é muito genial também, ele ta na lista que eu fiz pra indicar, mas ia ficar muito extensa a postagem ai tirei, mas voltarei a falar sobre alguns títulos! ^^
      Clube da luta ainda não vi, mas dizem que é ótimo também... E Anjo malvado é um clássico, muito bom mesmo!
      Obrigada pela visita!! Volte sempre <3

      Beijão!

      Excluir
  3. Olá.
    Eu gostei demais desse post apesar de não conhecer nenhum desses filmes, mas deixei todos anotadinhos aqui no caderninho de dicas.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!

      São ótimos, tá recomendadíssimo ^^ <3

      Beijão

      Excluir
  4. Não conhecia esses filmes, por isso obrigado pela sugestão. Já tenho eles todos apontados.
    Não conhecia o blog, mas gostei imenso. parabéns! Já estou a seguir.
    Um beijinho*

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia!

      Não por isso! Espero que goste das indicações ^^, depois me diga o que achou dos que você assistir.

      Obrigada, fico feliz que tenha gostado ^^, te espero mais vezes <33

      Beijão!!

      Excluir

POSTAGENS POPULARES

FACEBOOK

Subscribe