ÓLEO DE COCO: Utilidades, uso e eficiência

18:58


 O óleo de coco tem se tornado bastante popular em grupos de cuidados capilares pelo excelente resultado que tem dado aos fios. Que ele é um "remédio-santo" dentro todos os produtos de beleza, isso ninguém pode negar. Mas será que ele serve para mais utilidades do nosso dia a dia? Isso é o que vamos conhecer hoje aqui no blog.

  O óleo de coco pode ser adquirido de duas formas, a primeira é a compra em lojas de remédios naturais, vem em um vidro na quantidade indicada no rótulo e sai de R$ 23,90 a R$ 49,00 para mais, dependendo da marca e do lugar. O meu, um pote de 500ML, saiu por 47,00 reais. Sim! É bem carinho, mas existem muitas marcas no mercado com preços variados, pra mais e pra menos e nada que uma boa pesquisa antes da compra não resolva! Já a segunda é a produção do óleo em casa com receitas caseiras.

  O óleo de coco apesar de ter se tornado tão popular atualmente já era usado para muitos fins, principalmente na culinária, já que o óleo de coco é comestível. É muito usado em bolos, na fritura de algumas refeições... Por isso existem diversos tipos de óleos. É ter sim uma preocupação com a qualidade e com a procedência desse óleo. O óleo de coco usado no cabelo precisa ter uma porcentagem específica de acidez além de ser extravirgem, 100% natural, porque pode danificar os fios se em contato com sol, por exemplo.

   Milagres ou não tão milagres assim, temos a opção de trocar produtos industrializados por produtos naturais que muitas vezes resultam em melhores efeitos! Confira:

      Em que o óleo de coco pode ser usado?  

   Vamos enumerar algumas das formas de utilização desse santo remédio:
  1. Limpeza e clareamento de dentes
  2. Culinária (ex. dieta)
  3. Cuidados capilares
  4. Remoção de maquiagem
  5. Limpeza e nutrição da pele (corpo)
  6. Crescimento, fortalecimento e limpeza das unhas
  7. Cílios, sobrancelhas e demais pelos
  8. Uso lubrificante, limpeza e hidratação da genitália
   Nossa, quantas opções! Mas, como usar tudo isso?. Calma! A bruxinha Fanie vai ajudá-las ensinando algumas bruxarias muito boas!


Limpeza e clareamento dental:
  É sim possível tratar dos seus dentes com o milagrosos óleo de coco de forma simples no nosso dia a dia. É ideal que o uso seja contínuo, então existe uma adaptação. Se possível separe um recipiente com tampa para que não caia mosquitinhos de banheiro e demais insetos e deixe sempre visível na pia ou na estante do banheiro ou até mesmo próximo a sua escova de dentes para usar sempre que for fazer a sua escovação.

 O óleo não causa sensibilidade, então pode abusar! Só não tem necessidade de passar a todo momento após alguma refeição, opte por usar nas três principais escovações do dia após cada uma das três principais refeições. Você pode também comprar um potinho que permita você levá-lo na bolsa pro trabalho e faculdade, por exemplo, para quem pouco fica em casa.

  Após a escovação ou pré-escovação, você quem decide! Se for antes da escovação, que é o mais indicado, passe na escova um pouco do óleo e escove de dez a vinte minutos, enxague e depois escove normalmente. Caso você opte por fazer após, o ideal seria escovar os dentes antes e depois fazer um bochecho com um pouco de óleo e enxaguar. Nesse segundo caso, você vai ficar com o gosto do óleo na boca e algumas pessoas não gostam. Vai de cada um.



Culinária:
  Como é comumente usado, podendo ser usado em bolo, na fritura de algum alimento, na salada! Ele é ótimo para dietas, por ser natural você pode colocar nos alimentos que foram escolhidos para a sua dieta. Ele é rico em vitamina E, que tem ação antioxidante, rico também em ácidos graxos, ômega 3 e 6! Além de promover a melhor digestão.


Cuidados capilares:
   Por conter ácidos graxos (ômega 3 e 6), ele promove hidratação dos fios, ajuda na perda da massa capilar de cabelos quimicamente tratados com o fortalecimento dos fios (anti queda, anti quebra). A vitamina E atua no fortalecimento do bulbo capilar, já que os fios absorvem o óleo. Além de nutrir, ele proporciona redução do frizz e uma melhor modelagem. Está sendo usado também como alisante natural, muito embora o processo demore a dar resultados e não modifique os cabelos, sem sombra de dúvidas vai ajudar na recuperação dos fios e o uso contínuo auxilie na diminuição do volume.

   Você pode usá-lo junto a mascaras capilares, fazendo uma nutrição uma vez por semana pelo menos, tanto quanto pode usá-lo sozinho fazendo uma aplicação por todo o cabelo e deixando a lavagem para o dia seguinte, realizando após a lavagem os métodos convencionais da sua limpeza capilar. Pode usá-lo como finalizador, e nesse caso não pode encharcar o cabelo! Coloque uma colher de sobremesa do óleo de coco na mão e passe somente no comprimento dos fios e nas pontas, no caso dos cachos ajudando a modelar, além do brilho e maciez e no caso dos lisos promovendo brilho e maciez.

Remoção de maquiagem:
   O óleo também pode ser usado na remoção da maquiagem. Esse processo substitui produtos especializados de forma muito mais do que eficiente! Com um algodão passe o óleo pelo rosto todo removendo a maquiagem, após esse processo finalize com uma boa e cuidadosa lavagem com um sabonete convencional ou líquido neutro de sua preferência para remover o excesso de óleo, finalizando com secagem cuidadosa e um creme hidratante próprio para a pele do rosto que é mais sensível. É ideal realizar todo esse processo no final do dia antes de dormir e/pela manhã, antes de passar maquiagem.


Limpeza e nutrição da pele:
   Pode ser usado como hidratante corporal no banho! Faça a limpeza convencional com sabonete ou sabonete líquido e finalize com o óleo de coco. Quem não gostar de ficar com a pele oleosa (muito embora grande parte seja removida pela toalha), pode finalizar o processo com uma nova lavagem com o sabonete.

   Nesse processo você vai hidratar e nutrir a sua pele, evita que a pele fique quebradiça (sofrendo cortes acidentais facilmente por exemplo), ajuda contra a retenção de líquido com a massagem pelo corpo com o óleo, ajuda com a pele que é elástica fortalecendo-a, além de remover profundamente toda a sujeira acumulada no dia a dia com a poluição e etc. Pode ser passado puro, o que é o mais ideal por ser um produto natural, também existe a necessidade de que seja o extravirgem para que não cause danos a pele.


Crescimento, fortalecimento e limpeza das unhas:
   Isso mesmo que você leu! Para uma boa limpeza das unhas você pode remover o esmalte como de costume, fazer a higiene convencional e lixar, após esse processo você faz a limpeza com o óleo de coco puro, que ajuda na remoção das cutículas, na hidratação das unhas e principalmente o crescimento e fortalecimento. Se você quiser acrescentar cravo da índia e/ou alho como mistura você pode usar antes de toda coloração das unhas para o processo de crescimento e fortalecimento, trocando o óleo de coco pelo azeite que é comumente usado.


Cílios, sobrancelhas e demais pelos:
   Auxilia no crescimento dos cílios, pelos das sobrancelhas também. Uso diariamente uma quantidade proporcional, sem exagero, colocando uma ou duas gotinhas na mão e passando pelo local. No caso dos cílios pode ser usado para diluir maquiagem como o delineador e o rímel, ajudando na hidratação e fortalecendo, evitando a queda dos pelos que podem irritar os olhos. Já no caso das sobrancelhas o ideal é massagear, podendo ou não fazer uma lavagem após o processo, é de escolha.

  No restante dos pelos do corpo você pode fazer a massagem com o óleo de coco para ajudar no fortalecimento da raiz dos fios.


Uso lubrificante, limpeza e hidratação:
   Sim! Você pode usar na limpeza pós ou pré lavagem comum também com intuito de nutrir e hidratar, além de ajudar na prevenção de bactérias. É preciso fazer sempre a lavagem com cuidado para evitar desconfortos e sempre evitar deixar excesso e resíduos para não causar irritação.
  Pode ser usado como lubrificante. Para quem usa a camisinha é ideal verificar os procedentes tanto do óleo quanto da camisinha para ter certeza de que não tem nenhuma incompatibilidade, pois o óleo pode danificar a camisinha em alguns casos, já que com o atrito pode esquentar e rasgar.

  O óleo de coco ajuda com o sistema imunológico, no combate a bactérias e fungos, sendo bastante utilizado em tratamentos contra ferimentos e feridas, desde o alívio a queimaduras a picadas de insetos. Por ser de fácil absorção, auxilia no emagrecimento. Combate o envelhecimento, ajudando na produção de hormônios anti envelhecimento...

   Quer mais ou tá bom? Por incrível que pareça tudo o que é natural faz muito bem a nossa saúde e cuidados, por isso ao invés de se entupir com produtos industrializados, procure saber a respeito de produtos naturais eficientes através de pesquisas pela internet ou com profissionais, podendo optar pela diminuição do consumo geral, da aquisição desenfreada de embalagens que não podem ser reutilizadas e do uso exagerado de produtos que prometem milagres, que podendo de fato ou não ajudar e auxiliar nos devidos casos, ainda assim pode trazer problemas.

   É muito importante entender que tudo em excesso mesmo que natural, também traz problemas, então faça tabelinhas, se organize... Aqui ficam as minhas dicas! Beeeeeeeijo!

Postagens sugeridas

4 Comentários

  1. Ai ai, preciso muito do coco na minha vida então <3
    HAHAHAHAJ
    Porque sério..tenho tudo isso aí.


    beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, precisamos! hahahahahaha
      Obg pela visita! <3

      Excluir
  2. Nossa, quanta coisa! Não sabia que tinha tantos benefícios assim.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br - Top Comentarista de Maio. 2 livros para o vencedor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Naty,
      Sim, tem muitas utilidade e além de fácil de adquirir faz muito bem pra saúde, vale a pena trocar alguns produtos industrializados pelo óleo de coco! <3
      Obg pela visita! ;)

      Excluir

POSTAGENS POPULARES

FACEBOOK

Subscribe