TPM: Como passar pelo ciclo menstrual de forma saudável e tranquila

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As Ervas Medicinais Amigas das Mulheres    "HEMORRAGIA UTERINA Plantas com ação hemostática, estrogênica e progestogênica, sedativa, hepática, vasoconstritora, adstringente, tônica. Plantas indicadas: algodão, cavalinha, mil em rama, sálvia,...:

   Muitas meninas tem problemas com as dores no período menstrual, enquanto que algumas passam todo o ciclo tranquilamente sem dores e sem variação hormonal. Acontece que isso varia de corpo para corpo; cada mulher sente a sua própria intensidade.

   Uma maneira de lidar com o período menstrual de forma saudável é entendê-lo melhor. Para entender o seu próprio corpo e o funcionamento dele você precisa entender o que é, afinal de contas, a menstruação:

   Nós mulheres ao atingirmos certa idade, que varia de 11 a 18 anos de idade, damos início à vida adulta. Essa passagem simbólica da mudança do corpo se dá através do processo natural ao qual intitulamos de "puberdade". A puberdade marca a adolescência tanto do homem quanto da mulher com crescimento de pelos, além do desenvolvimento do corpo como num todo, além é claro da personalidade. Nas mulheres surge a tal "menstruação", ainda motivo de tabu para algumas garotas e mulheres. A primeira menstruação, que ocorre naturalmente nesse período da puberdade entre as idades citadas chama-se "menarca" que dá início ao ciclo menstrual na mulher, marcando o início também das relações sexuais (reprodutivas ou não) e a gestação, partindo da escolha da mesma, obviamente.

    A menstruação vive conosco nesse eterno ciclo de vida-morte até nossos 50 anos de idade, podendo pausar antes ou depois dessa idade, já que varia de corpo para corpo, de alimentação para alimentação, de estilo de vida para estilo de vida e etc., essa pausa (que na verdade é um término permanente do ciclo) chama-se "menopausa".

     Entre menarcas e menopausas, nós temos esse ciclo que acontece efetivamente todos os meses e dura em torno de 4-5 dias aproximadamente, dependendo de cada mulher. O que acontece é que antes desse ciclo de 4 ou 5 dias ser iniciado todos os meses, existe uma preparação; o útero se prepara para uma possível fecundação e gravidez, revestindo todo o útero com sangue, se não há fecundação esse sangue desprende o útero e desce pela vagina, então damos o início ao ciclo menstrual de fato.
     A "TPM", como é chamada comumente, significa "Tensão Pré- Menstrual" que é a alteração de hormônios. É justamente ela que causa a alteração de humor e dando início ao ciclo, traz consigo as dores como o desconforto abdominal, cólicas, inchaço, dores nas costas, olheiras, vezes ansiedade e insônia e etc., que costumamos sentir quando "desce". As dores podem ser sentidas com maior ou menor intensidade como podem pausar depois do primeiro dia do período menstrual ou continuar no decorrer dos dias.

   Para muitas mulheres, todo mês é um sofrimento eterno! Acontece que não precisa ser assim! Conviver com nosso ciclo reduz bastante essas dores, já que entendemos como são causadas e quando sabemos quando essas dores tem maior intensidade e menor intensidade. Isso só é possível quando nós conhecemos nosso próprio corpo. Quer se livrar das dores? Conviva com elas! Como? Segue abaixo dicas valiosas:
   
 Chás podem trazer conforto!

Principalmente em períodos frios (outono e inverno) —, ingerir líquido é muito necessário nesse período, ele é filtrado pelo corpo e ajuda no ciclo e temperatura corporal, por isso, ingerindo líquido mantemos nosso corpo trabalhando e tiramos as impurezas do nosso organismo (produtos industrializados, gordurosos e etc.). Isso também evita que tenhamos problemas com infecção de urina, que é um incômodo!

 Boa limpeza, higienização, troca de métodos de coleta...

Podem ajudar a evitar odores frequentes (pela absorvição do sangue pelo algodão, por exemplo, no caso dos absorventes comuns) e evita também a proliferação de bactérias que podem causar problemas mais sérios durante ou depois do ciclo (infecção de urina, candida e etc.)!

 Dores nas costas, dores de cabeça, inchaço, mau humor e outros:

O seu corpo está em um processo de limpeza e com esse processo surgem algumas pequenas alterações, para evitar que todos esses pequenos problemas sejam frequentes e tragam desgaste emocional e físico é importante que a mulher fique atenta aos sintomas e passe sempre em um médico(a) ginecologista especializado caso essas dores e alterações emocionais ou físicas forem prejudiciais para você (não poder trabalhar, não conseguir dormir, não conseguir usar sapatos no caso de inchaços e etc.). É muito favorável praticar exercícios físicos (correr, bicicleta, abdominais e etc.), podendo também optar pelo Yoga, lutas, meditação e outros métodos que deixem o corpo ocupado e dê saúde física, é comprovado que exercícios físicos podem trazer melhorias e barrar dores nas costas, a dor de cabeça e etc.

 Remédios naturais, procure ingerir alimentos mais saudáveis como frutas...

É importante trazer nutrientes ao seu corpo para evitar dores, e para evitar medicamentos nada melhor que trocar o remédio de farmácia pela semente de laranja! Procure substituir e verá a diferença! Trocar a comida exagerada e gordurosa por coisas mais leves e saudáveis pode ajudar muito durante os dias do ciclo!

 Beber muito líquido ajuda com inchaço!
É muito importante beber bastante líquido não somente durante o ciclo menstrual, mas optar por esse hábito saudável dará a você uma mulher desenvoltura durante o período. A água, por exemplo, ajuda nosso sangue, ajuda nossos rins... Fazem cessar os inchaços... Alguns chás, sucos ou vitaminas podem ser úteis...

 Se o que te incomoda é o cheiro...

Existem atualmente muitos outros métodos para a coleta do sangue menstrual que não o absorvente comum! Como os coletores menstruais — chamados comumente de "copinho" —, para quem tem problema com vazamentos noturno ou para quem quer se conhecer melhor. O coletor, por ser de silicone cirúrgico não deixa o sangue menstrual pegar cheiro, além de prevenir contra bactéricas que podem proliferar no algodão do absorvente comum. Confira mais a respeito do coletor aqui.

 Cólicas, desconfortos abdominais e dores nas costas...
A melhor maneira de diminuir o desconforto abdominal bem como a cólica é uma bolsa de água morna, banho com água quente e se possível um pouco de descanso! Além de chás calmantes que podem ajudar no relaxamento muscular e de doces como o chocolate que libera hormônios que podem aliviar as dores e desconfortos.

   Ainda tem dúvidas? Deixe comentário, sugestão ou crítica em comentários.

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